Publicado em Deixe um comentário

Pelo do cachorro caindo muito: o que pode ser?

pelo do cachorro caindo muito

Compartilhe nas suas redes sociais!

Tem um pet em casa e reparou que o pelo do cachorro está caindo muito? 

Na maioria das vezes os pelos dos cães sujando toda a casa ou carro são somente a ponta do iceberg se tratando da saúde do cachorro. O pelo do cachorro em queda pode revelar graves complicações. Podendo, principalmente, estar relacionada a alimentação do seu pet.

Sendo assim, é muito importante estar atento a alterações na pelagem do animal, para posteriormente levá-lo ao veterinário e entender o que está causando este problema. 

Desta forma, é totalmente recomendado conhecer as principais causas da queda de pelos, e isto irá lhe auxiliar para saber quais providências tomar para recuperar a saúde do cachorro.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações que mostrarão as principais causas do pelo do seu pet estar caindo e o que fazer para eliminar este problema.

Estresse e mudanças hormonais 

Quando os pets ficam expostos a ambientes altamente estressantes, como por exemplo, locais com excesso de calor, sem espaço suficiente, úmidos ou com barulho excessivo, desenvolvem comportamentos de estresse, podendo levar a queda de pelos. 

Então, quando o pelo do cachorro estás caindo muito, sem ele apresentar alguma coceira, provavelmente são sintomas de problemas hormonais.

O hipotireoidismo canino e a síndrome de Cushing, são doenças hormonais que afetam os cachorros de todas as raças e provocam queda de pelo contínua.

Falta de nutrientes 

Para um cachorro ter uma vida saudável é necessário que ele se alimente bem, para isso, ele precisa receber vitaminas, aminoácidos e minerais que vão suprir sua necessidade alimentar e gerar energia suficiente o bastante para o pet se manter forte e saudável.

Contar com uma ração para cachorro que possua todos estes benefícios é extremamente importante para eliminar a queda de pelos e evitar outras doenças de desnutrição canina.

Cada raça em específico, também precisa receber uma ração para cachorro específica com o balanceamento adequado ao tamanho, idade e porte do cachorro, entretanto, alguns petiscos também trazem nutrientes em sua composição.

Mas não é só isso, é importante destacar que existem marcas de rações inferiores que não fornecem os devidos nutrientes, por isso é necessário contar com uma Casa de Ração que ofereça ração para cachorro de qualidade para todos os tipos de pets.

Alergias

Assim como os humanos, os cães também apresentam alergias ao se alimentarem.

Ao observar seu cachorro, verifique se a queda de pelos em questão é apenas em lugares específicos ou somente em uma única área, sendo assim, é necessário se preocupar. 

Alguns animais possuem alergias alimentares, que por sua vez causa queda de pelo como citamos acima. Caso isso venha a ocorrer, será necessário levar seu pet ao veterinário.

Se for constatado queda por alimentação e alergia, o veterinário irá administrar medicamentos anti-alérgicos e indicará rações hipoalergênicas.

Atenção: nunca alimente seu pet com comida para humanos, isso é muito prejudicial à saúde deles.

Doenças em geral

Além da alimentação e estresse, algumas doenças como peladeira e parasitas como piolhos e carrapatos, também contribuem para que o pelo do cachorro acabe caindo muito. 

Algumas doenças dermatológicas apresentam coceira e mal-estar para um cachorro, entretanto, existem outras doenças como a Alopecia X, que é uma enfermidade da pele não inflamatória que não causa coceira, mas faz com que os pelos caiam.

Nestes casos, é extremamente necessário procurar um veterinário, pois doenças não tratadas, geram complicações ainda mais graves na saúde de um animal.

Raças que mais soltam pelo

Até cachorros com pelo baixinho, fazem parte das raças que soltam muito pelo e precisam de cuidado periodicamente.

Dentre elas podemos citar:

  • Spitz alemão
  • Golden retriever
  • Husky siberiano
  • Pastor alemão
  • Pinscher 
  • Akita
  • Chow Chow

Gostou das informações? Em nosso blog tem mais dicas incríveis como esta, não deixe de ler!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *