Publicado em Deixe um comentário

Quando começar a dar ração para filhotes de gatos e cachorros

quando comecar a dar racao para filhotes

Compartilhe nas suas redes sociais!

Quando decidimos que teremos um animal de estimação em casa, a preocupação vai muito além do dia a dia com os bichinhos. Uma das grandes dúvidas é: quando começar a dar ração para filhotes? Aqui iremos tirar todas as dúvidas e questões sobre o assunto. Fique ligado!

Quando começar a dar ração para filhotes de cães?

O chamado desmame, deve ser realizado de forma gradual, não de uma vez só. Os pequenos ainda estão se acostumando com o novo mundo ao seu redor. Por isso, o leite materno é essencial para o desenvolvimento de anticorpos e o crescimento. Sendo assim, é recomendado que o leite materno seja dado até os 45 dias iniciais para evitar hipoglicemia, desidratação, termo regulação, doenças que são comuns nos animais recém nascidos.

Assim que passados os primeiros dias nascidos, pode começar a ser oferecido a ração. No entanto, cuidado com as rações secas para cachorros, pois pode ser difícil para o animal conseguir comer e se adaptar. Sendo assim, é importante que o processo seja devagar. Nesse caso, a ração úmida que você encontra facilmente em pet shops,  é uma ótima opção.

Outra opção é umedecer a ração comum com um pouco de água ou leite e ir reduzindo a quantidade de líquido de acordo com as semanas, chegando à ração seca no final do terceiro mês. Assim, seu bichinho não irá estranhar, nem recusar o alimento.

Quando começar a dar ração para filhotes de gatos?

Os gatos também são dependentes de seus pais nas primeiras semanas de vida. O primeiro mês é o mais crítico, por ser totalmente vulnerável, o bichano é dependente do leite materno como os cães. Além disso, possuem pouca coordenação motora, equilíbrio e a imunidade ainda está aumentando.

Caso ele tenha resistência à ração seca para gatos e não se alimente bem, o uso de fórmulas prontas, receitas, petiscos e papinhas caseiras é aconselhável. Essas fórmulas prontas podem ser encontradas em pet shops, e geralmente são encontradas como leite em pó. Mamadeiras também podem ser utilizadas para alimentá-los. Abaixo, iremos mostrar a quantidade de leite oferecida para cada peso e idade.

Para cada quantidade de leite oferecida de 4 a 5 ml, a cada 2 ou 3 horas,  para cada 100g de peso do gato.

  • Nascimento: 110 gramas; 5ml.
  • 1 semana: 160 gramas ; 7 ml.
  • 2 semana: 230 gramas ; 12 ml .
  • 3 semana: 300 gramas ; 15 ml.
  • 4 semana: 370 gramas ; 18 ml

Aqui na Casa da Ração você encontra opções de rações secas e úmidas para cada fase do seu companheiro. Além disso, também contamos com vitaminas, que podem complementar a nutrição do seu pet! Não deixe de conferir nossas promoções!

Lembrando sempre que, em caso de dúvidas, se não tiver certeza sobre o que cachorro não pode comer e porquê , procure por um profissional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *