Publicado em Deixe um comentário

Novembro azul PET

Compartilhe nas suas redes sociais!

O Outubro Rosa agora dá espaço ao Novembro Azul, que também é uma importante causa PET. Apesar de raro, o câncer de próstata pode cometer cães e gatos, principalmente aos que não foram castrados até os primeiros 6 meses de vida. Mas fique calmo, assim como nos seres humanos, a doença se identificada em fase inicial possui alto índice de cura, no entendo, se descoberta em estágio avançado pode ser fatal.

Quais os sintomas de um PET com câncer de próstata?

Os sintomas em cães e gatos não são fáceis de serem notados. Os donos mais minuciosos podem notar pequenas alterações que geralmente passariam despercebidas pela maioria dos tutores:

  • dificuldade para urinar;
  • dificuldade para evacuar;
  • discreta presença de sangue na urina;
  • Tempo longo em posição de urinar ou defecar, demonstrando incomodo para realizar essas atividades fisiológicas.

 

Como tratar o câncer de próstata nos PETs?

O tratamento para esse tipo de câncer é muito delicado e exige perícia da equipe veterinária, já que necessita de intervenção cirúrgica para a remoção total da próstata, mas a uretra passa por dentro da próstata, o que aumenta significativamente o risco cirúrgico.

Depois da cirurgia, é comum a utilização da quimioterapia e/ou radioterapia para um controle local da doença.

 

Qual a melhor forma de prevenção?

Especialista indicam que a melhor forma preventiva é através da castração até os 6 meses de idade e acompanhamento médico regular.

Existe muita discursão em torno de qual idade os exames devam ser mais frequentes, mas como você é um dono cuidadoso e ama seu PET, pode começar a realizar exames preventivos a partir dos 5 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *