Publicado em Deixe um comentário

O passo a passo definitivo para montar uma loja de ração em 2021

montar uma loja de ração pet comendo

Compartilhe nas suas redes sociais!

Montar uma loja (Oportunidade de negócio)

Devido ao contexto epidemiológico que vivenciamos, o cenário econômico não é dos melhores para muitos setores. Entretanto percebe-se que, algumas organizações mesmo nesta adversidade, encontraram boas opções de negócio. E montar uma loja têm sido uma delas.

Porém, as demandas de alguns mercados se expandiram com esta doença. O setor responsável pelo cuidado com os animais é um bom exemplo, pois, com mais tempo, as pessoas passaram a dar mais atenção a seus animais.

Então, você já pensou em começar a atuar neste setor? Se sua vontade é criar seu negócio nesta área, vamos te ajudar com este post a tomar esta decisão, listando um roteiro de como montar uma loja de ração neste ano de 2021.

Realidade do mercado de rações

Como dissemos anteriormente ao montar uma loja, o que vemos são empresas encerrando suas atividades por não poder arcar com os custos de sua manutenção. Isso faz com que muitas pessoas percam seus empregos, tendo mais tempo para ficar em suas residências.

Neste sentido, o fato de as pessoas estarem com mais “tempo livre” aumenta a busca por companhias, fazendo com que cresça o interesse por ter animais de estimação para, em muitos casos, dar mais alegria ao ambiente.

Assim como toda as demais empresas, a decisão de iniciar um negócio no setor de montar uma loja de ração também necessita de uma observação a alguns pontos que, futuramente, podem fazer a diferença na sua continuidade no mercado.

montar loja de ração

Montar uma loja de rações: Descubra o passo a passo

Saber como planejar e executar um roteiro de ações voltadas a potencializar a sua empresa é fundamental para montar uma loja e para manter a saúde financeira ativa e em desenvolvimento.

Neste sentido, seguem abaixo algumas orientações para que você se inteire sobre o tema, e mais do que isso, aprenda como montar seu negócio no ramo de rações sem preocupações excessivas causadas pela falta destas.

  • Conheça seu público-alvo: Primeiramente, para ter sucesso nas vendas e na continuidade de seu negócio, deve se ter um conhecimento sobre os gostos e preferências de seus clientes.

 

  • Crie um plano de negócios: Se dê um tempo para pensar em pontos de sua loja, tais como: Definição da localização, quanto e em quais áreas investir, quais e quantos produtos serão postos à venda, estratégias de diferenciação frente aos concorrentes, dentre outros.

 

  • Faça parcerias com seus fornecedores: Garantir uma relação de troca de interesse com seus fornecedores te ajudará a ter sempre os produtos em posição de venda.

Escolha aqueles que trabalhem com marcas de referência, tais como: Premier, hills, Magnus, royal canin, gran plus, Golden gatos, guabi, gran plus filhote, dentre outras.

Estratégias para montar uma loja

  • Elabore estratégias competitivaspara montar uma loja: Devido ao número de concorrentes, deve-se pensar em alternativas para se destacar para seus clientes, desde ações de facilidades de pagamento até a realização de planos de fidelidade.

 

  • Escolha bem seus produtos: Muitas vezes, o espaço das lojas e um fator limitante para a aquisição de muitos produtos. Sendo assim, nesta situação precisa-se buscar otimizar os produtos de acordo com a demanda que possuem.

 

  • Defina seu estoque: Saber a quantidade e a modalidade de estoque favorece a questão a reposição constante de produtos, bem como evita situações de perca de vendas ou acúmulo de produtos.

 

  • Organize seu espaço físico: Atentar-se a disposição e layout dos produtos dentro da loja é importante para que seus clientes, ao estarem em compras, encontrem rapidamente os produtos que necessitam.

 

  • Foque nos serviços oferecidos: Seu alvo deve ser a revenda de rações, uma vez que, pensar em oferecer produtos relacionados a estes sem a devida estrutura pode prejudicar os rumos de sua empresa.

 

  • Disponha de equipamentos necessários: Você precisará ter um número básico de objetos para garantir a operação de sua loja, tais como: Balanças, computador, bancos, prateleiras, dentre outros.

 

  • Contratação de pessoal: Não se têm ao certo o número exato de funcionários em sua loja, ficando esta escolha a seu critério. Entretanto, é importante ter pelo menos uma pessoa responsável por auxiliar no atendimento aos clientes e na organização da loja em si.
  • Invista em em brinquedos para pets, eles são ótimos para atrair clientes e para cada tipo de cachorro.

Loja de rações: Cuidados para manutenção no mercado

Ter um negócio, por si só, já é uma tarefa que exige grande esforço por parte de seus proprietários. Esta situação pode ser ainda mais agravada quando não se tomam atitudes que tenham por objetivo garantir a sua sustentabilidade.

Pensando nisso, separamos também alguns cuidados que você, empreendedor do setor de rações, pode tomar para que seu negócio venha a ser próspero, sendo que podemos destacar estes:

  • Tenha um controle financeiro: Saber exatamente a quantidade de dinheiro que circula em sua empresa é de extrema importância para seu sustento, uma vez que esta ação permite controlar entradas e saídas de recursos financeiros.

 

  • Fique atento à validade dos produtos: Por em prática um controle de estoque eficiente evita situações em que os seus produtos possam estragar, além de garantir a qualidade dos produtos oferecidos.

 

  • Composição de produtos ao montar uma loja: Havendo uma procura por outros produtos relacionados ao seu setor, pode-se colocá-los à venda. No entanto, sempre busque, primeiramente, ter estas informações junto a seus clientes para que não se compre desnecessariamente.

 

  • Busque aumentar o leque de opções: Realize esta ação de maneira gradativa, estando devidamente alinhado com as necessidades de seus clientes. Contar com novos produtos e rações para os mais diversos tipos de animais, se feito da maneira correta, pode impactar significativamente no aumento de suas vendas.

Reflexões finais

Ser um empreendedor tornou-se um caminho bem utilizado por muitas pessoas. Mas, tomar essa atitude traz consigo a necessidade de realizar algumas tarefas, sejam elas de planejamento em si, ou de ações diretas, por exemplo.

Ter a noção do andamento do segmento que queira atuar é um ponto básico para se ter um negócio minimamente estruturado. Isso porque com tais informações você será capaz de definir pontos como os rumos de sua empresa.

Gostou deste roteiro? Esperamos que sim, pois buscamos te manter informado sobre os pontos a serem considerados para se criar uma loja de rações, passando por questões como sua concepção até a sua abertura e manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *